Resultado da seleção

Programa Novatores powered by InovAtiva amplia vagas e inicia jornada de aceleração em Feira de Santana

 

Feira de Santana, 05 de julho de 2024 -

A primeira edição do programa Novatores powered by InovAtiva, uma iniciativa gratuita e aberta a soluções inovadoras em qualquer área de atuação, marca um novo capítulo no ecossistema de inovação de Feira de Santana e região. Com aumento do número de vagas de 25 para 30 projetos inovadores, o encontro de boas-vindas, ocorrido em 04 de julho no auditório da UEFS, reuniu 70 empreendedores das equipes, dando início a uma jornada de aceleração de 14 semanas. Durante este período, os participantes terão acesso a capacitações, mentorias personalizadas e oportunidades de conexão com o mercado.

Realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com presença dos representantes das instituições parceiras, o evento contou com a apresentação da jornada do empreendedor por Nathalia Dias, facilitadora da Fundação Wadhwani.

Angelo Loula, professor e coordenador do Novatores powered by InovAtiva, destacou a importância do programa para a região: “A ampliação das vagas reflete a necessidade de dialogar sobre a inovação local e nossa determinação em acelerar o desenvolvimento de novas soluções que impactem positivamente a vida das pessoas”, argumenta.

Bárbara Carole, diretora de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), comemorou o sucesso do evento: “São 30 projetos que representam um marco para o desenvolvimento local e regional, impulsionando o crescimento econômico através da inovação”.

O programa também recebeu elogios de Breno Caires, fundador do HubFeira, e comenta que o Novatores representa um esforço conjunto de governo, universidade e empresários para formar pessoas com mentalidades empreendedoras.

Os perfis dos líderes das equipes aprovadas mostram um grupo diverso e comprometido com a inovação, tendo 70% dos projetos representados por pessoas negras (pretas e pardas). O nível de escolaridade reflete também a diversidade do público: 20%  tem ensino médio completo, um terço possui  graduação, e 46,7% já realizaram pós-graduação.

Os projetos abrangem uma ampla gama de áreas, com destaque para Plataformas (36,7%) e Biotecnologia (26,67%). Outras áreas incluem Tecnologia Verde, Big Data, Smart Cities, Machine Learning, e Criptografia/Blockchain/Cibersegurança, entre outras.


Educação e Preservação Ambiental se destacam:

Os segmentos de atuação em Educação (13,33%) e Preservação Ambiental (10%) lideram os projetos no programa Novatores powered by InovAtiva. Dentre as soluções apresentadas, 40% estão envolvidas entre áreas de atuação: Acessibilidade, Cosméticos, Alimentos, Tecnologia da Informação, Marketing e Mídias e Outros Serviços, que representam 6,67% cada uma delas.

Outras áreas de atuação aparecem  em quantidade menor: Construção Civil, Turismo e Hotelaria, Esportes e Recreação, Indústria Química, Robótica, Botânica e/ou Zoológica, Saúde, Mercado Imobiliário, Alimentício, Tecnologias Sustentáveis e Verdes e Recursos Humanos, que juntas representam 36,67%.

Wilson Prado da empresa de Proton Sistemas, integrante do projeto OS10, vê o programa como uma oportunidade para inovar na gestão de serviços, para ele, a expectativa é proporcionar uma gestão eficiente para trabalhadores autônomos.

Já Hemilly Marques Seixas, bióloga, cursando mestrado na UEFS, com seu projeto de plástico biodegradável, compartilhou: “Quero que este projeto se transforme em uma empresa real e faça a diferença”.

A professora Mona Liza Macedo juntamente com suas estudantes do ensino médio de Santa Bárbara, Carine e Beatriz, com o projeto de elaboração de farinha integral de Licuri explica: “Trabalhar com Licuri, uma matéria-prima nativa e rica na nossa região é uma maneira de valorizar e fixar as pessoas no campo utilizando recursos locais de forma sustentável.”

 

Forte engajamento da comunidade local:

Dos aprovados no programa, 73,3% foram provenientes da cidade de Feira de Santana, mas as cidades de Alagoinhas, Conceição do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Tucano, Ipirá e Irará também possuem projetos inovadores aprovados.

O programa compreende os Territórios de Identidade da Bahia: Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, Recôncavo, Bacia do Jacuípe, Sisal e Vale do Jiquiriça.

A primeira edição do Novatores powered by InovAtiva promete transformar ideias em negócios reais, conectando a academia ao setor empresarial e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

 

Sobre o Programa:

O Novatores powered by InovAtiva é uma iniciativa da UEFS, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e da Fundação Wadhwani. Conta ainda com a parceria e o apoio do Sertão Inovador, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Hub Feira, da Prefeitura de Feira de Santana e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

 

Relembre como foi o processo

●  Das 25 vagas aprovadas inicialmente, o programa convocou mais 5 novos projetos e iniciou a primeira edição, dia 04/07, com saldo de 30 projetos aprovados.

●  O resultado foi liberado dia 27 de junho e não recebeu nenhum recurso em seu processo.

●  As inscrições aconteceram durante o período de 06/05 a 06/06 deste ano.

●      Todo o processo foi acompanhado através do site: novatores.uefs.br.

 

Para mais informações, incluindo o regulamento do programa, acesse:

●  Site oficial: https://www.inovativa.online/powered-by/novatores

●  Página de divulgação: https://novatores.uefs.br/

●  Instagram: https://www.instagram.com/aceleranovatores

●      E-mail: novatores@uefs.br