Demoday Novatores

Programa de aceleração de projetos Novatores da UEFS encerra com apresentações de pitches e premiações


Feira de Santana, 04 de novembro de 2024 –


Foram 25 pitches de projetos inovadores apresentados no Demoday envolvendo as áreas de educação, saúde, direito, sustentabilidade e tecnologia.

O programa de aceleração de projetos inovadores Novatores powered by InovAtiva, realizado em parceria diversas entidades locais, culminou no Demoday, ocorrido no último dia 25 de outubro, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Durante o evento, 25 projetos inovadores foram apresentados, abrangendo desde ideias em fase inicial até estruturas mais avançadas.

Foram 14 semanas de capacitação e os três melhores projetos foram premiados neste evento de encerramento. Em primeiro lugar ficou o projeto “Moradia Legal”, que tem como objetivo simplificar o processo de legalização de terrenos e imóveis, essencial para o desenvolvimento urbano e inclusão social na região. Claudomiro Araújo, fundador da startup Moradia Legal, de São Gonçalo dos Campos, destacou o impacto do programa, para ele o Novatores foi um divisor de águas em sua jornada. As mentorias e ferramentas proporcionaram um crescimento exponencial ao negócio e declara que o Demoday foi uma experiência incrível.

O segundo lugar ficou com um aplicativo de educação, Estudie, especializado em oferecer simulados e questões para estudantes em preparação para o vestibular, com históricos de aprovação em cursos de alta concorrência como Medicina. Já terceira posição foi conquistada pelo projeto Econs, um aplicativo voltado para a sustentabilidade, que conecta empresas de reciclagem, cooperativas e cidadãos, incentivando práticas sustentáveis ​​e beneficiando a economia circular.

Para o coordenador do curso, Angelo Loula, o Demoday representa uma conquista para a região do Portal do Sertão. “Esse projeto não apenas capacita os participantes, mas também gera impacto econômico e social para a nossa comunidade, promovendo inovação de forma prática e acessível”, afirmou Loula.

Nathalia Dias, da Fundação Wadhwani, e mentora no programa, expressou sua satisfação com os resultados: “Participar do Demoday do programa Novatores em Feira de Santana foi uma experiência adequada. Ver o salto na evolução técnica dos alunos ao longo dos últimos três meses foi inspirador”, para ela, fazer parte da primeira turma do programa na Bahia foi um privilégio e acredita que os Novatores têm um potencial enorme para fomentar o ecossistema de inovação no interior do estado.

O evento de cinco horas contornou com uma estrutura dinâmica: após uma sessão inicial com todos os participantes, os projetos foram distribuídos em três salas, com bancas de jurados. As duas melhores iniciativas de cada sala avançaram para a etapa final, em que foram avaliadas novamente por uma nova banca, composta por jurados que não tiveram assistido as apresentações anteriores.

O professor Eddy de Oliveira, doutor em Ciências Biológicas e membro da startup Bagenômica, que propõe cursos práticos e dinâmicos para apoiar a educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), auxiliando professores do ensino fundamental e médio, que ficou entre os seis finalistas, destacou a importância do programa: “O Novatores foi nosso primeiro grande programa de fomento à inovação”. A equipe da Bagenômica agradece ao Novatores e a UEFS pela capacitação recebida, que contribuiu para desenvolver as ideias e fortalecer o negócio.

A primeira edição do programa Novatores foi considerada um sucesso pela equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Evasão foi baixa, dos 30 projetos aprovados, 25 finalizaram com êxito.

O Demoday reafirma o compromisso da UEFS e dos parceiros em promover a inovação na Bahia, consolidando o Portal do Sertão como um polo de inovação e empreendedorismo e agradece a todos que participaram do projeto.